terça-feira, 15 de julho de 2014

Meu Top 10


Orgulho e Preconceito - Jane Austen




Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.


Autora: Jane Austen
Editora: Penguin-Companhia 
Paginas: 576




Eu sempre ouvi falar tão bem do livro Orgulho e Preconceito da Jane Austen, mas tinha um pouco de receio de ler, já que trata-se de um clássico com uma linguagem mais arcaica, até que em um belo dia eu estava passando por um sebo e encontrei esse livro na promoção por apenas R$ 5,00 da para acreditar?
Mesmo com o livro em casa eu demorei semanas para começar a ler. Hoje não consigo acreditar que demorei tanto tempo para conhecer o Sr Darcy e a Srt Elizabet Bennet, eles são simplesmente espetaculares.
São a prova de que a primeira impressão nem sempre é a que deve ficar, que quando o amor é verdadeiro ele é capaz de superar os maiores obstáculos para conseguir o seu final feliz.
Apesar de se passar ha quase 200 anos, o tema de Orgulho e Preconceito continua sendo atual, quantas pessoas não tem preconceitos hoje em dia? Quem nunca deixou passar algo que provavelmente seria muito bom para a sua vida por causa de um orgulho bobo?

 "Poderia ter perdoado a sua vaidade, se não tivesse ofendido a minha."
--Lizzie--


Com o Sr Darcy e a Srt Elizabet eu aprendi que nem sempre a gente esta certo, e que voltar atrás, não quer dizer que você é hipócrita, muito pelo contrario, quer dizer que você é maduro o suficiente para aprender com os seus erros, aprendi também que devemos levar em consideração as criticas que nos são feitas, afinal ninguém é perfeito.

"Se os seus sentimentos ainda são os mesmos de abril, diga-me. Minha versão e meu desejo ainda são os mesmos..."
"O meu amor e os meus desejos continuam inalterados. Mas basta uma única palavra sua para que nunca mais lhe fale no assunto"

--Darcy para Lizzie"
Os personagem do livro são muito bem escritos, com não se apaixonar pelo Sr Darcy, um homem tão arrogante e fechado no começo do livro, mas que se transforma em alguém doce, um perfeito cavalheiro, que por amor a uma mulher deixa todo seu orgulho de lado e se arrisca para poder viver um final feliz.

"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."

--Darcy para Lizzie--


E a Lizzie uma garota a frente do seu tempo que fala o que pensa, e não se deixar intimidar por nada, muito menos um forasteiro rico e arrogante como o Sr Darcy, mas que sabe reconhecer quando erra e tem a humildade de se desculpar.

“- E o que você recomenda para cultivar afeição? 
- Dançar, mesmo que o par em questão seja apenas tolerável.” 

--Darcy e Lizzie--


Os personagens secundários também são muito interessantes, o Sr Bingley é um amor, é aquele melhor amigo que todo mundo gostaria de ter, já a Jane é um doce de pessoa, como não gostar de duas pessoas assim? Eles são perfeitos um para o outro.
Já as insuportáveis das irmãs dele não da para se dizer o mesmo, a Caroline é prova de que já existiam seres humanos desprezíveis dois seculos atrás
Afamilia Bennet é o que podemos chamar de alivio cômico da historia, com todas as maluquices da Sra Bennet e suas filhas mais novas, já o sr Bennet aparece pouco , mas é sempre um delicia ler os diálogos dele.

"As raarigas gostam de ter algumas contrariedades no amor, isso da-lhes em que pensar e torna-as alvo de interesse para outras raparigas"

--Sr Bennet--


Esse livro possui muitos personagens bons, por isso eu recomendo, vocês precisam conhecer as Bennets, os Bingleys, a tia Katherine, os Darcy, a Charlotte e tantos outros personagens maravilhosos.

"Somos todos uns tolos quando nos apaixonamos"
--Charlotte Lucas--

Então se você não leu Orgulho e Preconceito ainda... corre para ler, você não faz ideia do que esta perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário, sua opinião é importante, críticas, elogios e sugestões são sempre bem vindas